quinta-feira, 24 de maio de 2012

Inscrições para o ENEM começam nesta segunda-feira!

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (24) que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2012 começam na próxima segunda (28/05), a partir das 10h, exclusivamente pela internet. O prazo vai até as 23h59 do dia 15 de junho e a taxa de inscrição é de R$ 35. Alunos de escola pública podem pedir isenção.
A prova será realizada nos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília). No primeiro dia (sábado), as questões serão de ciências humanas e ciências da natureza; no segundo (domingo), os estudantes farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.




Mudanças
O MEC também confirmou as mudanças que já vinham sendo esperadas na correção das próximas provas.
Hoje, um texto é corrigido por dois especialistas e, se houver discrepância superior a 300 pontos, passa por apenas um terceiro corretor. Agora, a discrepância máxima entre as notas caiu para 200 pontos na nota total ou 80 pontos em cada uma das competências (são cinco competências ao todo, cada uma valendo 200 pontos). Acima disso, a redação passará para um terceiro corretor e a nota final será a média aritmética simples das notas "mais próximas". 
Caso as diferenças entre as notas permaneçam, a prova será submetida a uma banca examinadora composta de três avaliadores, que darão a nota final.
O ministério anunciou que vai lançar um "Guia do Participante" em julho com exemplos de boas redações e esclarecimentos sobre os critérios da correção.

Agenda do Enem:
InscriçõesDe 28 de maio (a partir das 10h), a 15 de junho (até as 23h59)
Pagamento da taxaAté 20 de junho
Provas3 de novembro (das 13h às 17h30) - Ciências Humanas e Ciências da Natureza
4 de novembro (das 13h às 18h30) - Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação e Matemática
Gabarito7 de novembro
Resultado Final28 de dezembro

Dica do Professor: Atividades de Revisão

Atividades sobre Romantismo

1. O trecho a seguir é parte do poema “Mocidade e morte”, do poeta romântico Castro Alves:

Oh! eu quero viver, beber perfumes
Na flor silvestre, que embalsama os ares;
Ver minh'alma adejar pelo infinito,
Qual branca vela n'amplidão dos mares.
No seio da mulher há tanto aroma...
Nos seus beijos de fogo há tanta vida...
–– Árabe errante, vou dormir à tarde
À sombra fresca da palmeira erguida.
Mas uma voz responde-me sombria:
Terás o sono sob a lájea fria.
ALVES, Castro


Esse poema, como o próprio título sugere, aborda o inconformismo do poeta com a antevisão da morte prematura, ainda na juventude. A imagem da morte aparece na palavra:
(A) embalsama.
(B) infinito.
(C) amplidão.
(D) dormir.
(E) sono
2. Cite um fato histórico que influenciou o Romantismo.

3. O romantismo está relacionado com o surgimento de um novo público leitor. Qual?

4. Leia o texto de Álvares de Azevedo a seguir e responda as questões propostas:

Idéias Íntimas (fragmentos)
“Parece-me que vou perdendo o gosto
(...) Passo as noites aqui e os dias longos;
Dei-me agora ao charuto em corpo e alma;
(...) Meu pobre leito! Eu amo-te contudo!
Aqui levei sonhando noites belas;
As longas horas olvidei libando
Ardentes gotas de licor doirado,
Esqueci-as no fumo, na leitura
Das páginas lascivas do romance...

Meu leito juvenil, da minha vida
És a página d’oiro. Em teu asilo
Eu sonho-me poeta, e sou ditoso,
E a mente errante devaneia em mundos
Que esmalta a fantasia! Oh! Quantas vezes
Do levante sol entre odaliscas
Momentos não passei que valem vidas!
Quanta música ouvi que me encantava!
Quantas virgens amei!(...)
Ó meus sonhos de amor e mocidade,
Por que ser tão formosos, se devíeis
Me abandonar tão cedo... e eu acordava
Arquejando a beijar meu travesseiro?

Parece que chorei... Sinto na face
Uma perdida lágrima rolando...
Satã leve a tristeza! Olá, meu pajem,
Derrama no meu copo as gotas últimas
Dessa garrafa negra...

(...) E no cérebro passam delirosos
Assomos de poesia... Dentre a sombra
Vejo num leito d’oiro a imagem dela
Palpitante, que dorme e que suspira,
Que seus braços me estende...

Eu me esquecia:
Faz-se noite; traz fogo e dois charutos
E na mesa do estudo acende a lâmpada...”

a) Destaque os versos do poema que, ironicamente, destroem a idealização amorosa.

b) Pode-se entender, por meio da última estrofe do poema, que a viagem foi encerrada? Por quê?

c) Que tipo de visão o eu lírico tem quando sob os efeitos do álcool?

d) De que modo o eu lírico tornava as “longas
horas” menos dolorosas?

e) Que sonhos criava quando se encontrava no leito?

Leia o poema abaixo para responder as questões 5,6,7,8,9,10,11,12.

Canção do Exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso Céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
(Gonçalves Dias)
Portugal, julho de 1843.

5. Explique o título do poema

6. Esse poema ilustra uma característica básica do Romantismo. Qual? Justifique sua resposta com fragmentos do poema.

Observe agora que o poema está organizado a partir da oposição entre dois espaços; a pátria – com os elementos que a caracterizam – e o exílio.

7.Que palavras do texto evidenciam essa antítese?

8.Como é cada um desses espaços para o eu lírico?

9.Que sentimentos ele manifesta em relação à pátria?

10.Esses sentimentos são expressos sobretudo em relação à natureza brasileira: palmeiras, sabiá, bosques e etc. o eu lírico é objetivo e imparcial ao descrever essa natureza? Por quê?

11. Onde é lá? E cá?

26.O Nativismo significa a presença, nos textos literários, de alguns vestígios da natureza ou da vida social do Brasil. Nacionalismo, por sua vez, é um conceito mais amplo, porque envolve a idéia de nação, povo e de uma identidade cultural que os represente. Você acha que o poema de Gonçalves Dias é nativista ou nacionalista? Justifique.

12. Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
- Foi poeta – sonhou - e amou na vida.
Assinale Falsa ou Verdadeira:

a)Os versos fazem parte de um longo poema de Gregório de Matos.
b)Mostram como Álvares de Azevedo foi marcado pelo tema da morte e da solidão.
c)Definem o poeta tal qual o concebia o Realismo.
d)São típicos da poesia Pau-Brasil.
e)São típicos do Mal do Século.


Disponibilizado pelo professor: Lúcio - Disciplina: Língua Portuguesa

Dica do Professor: Romantismo


Romantismo

Momento Sócio Cultural:
Recém independente o Brasil procura por uma identidade cultural, e reconhecimento perante as outras nações.
Ascensão da burguesia e de seus valores: liberdade individual e liberalismo, porém logo surge a insatisfação e o sentimento de tédio com o mundo.
Características literárias:
Para os românticos a arte deve ser subjetiva, emotiva, sua força está no conteúdo, expressando suas dúvidas e inquietações, expondo suas fraquezas e grandezas.
Os temas mais recorrentes do Romantismo são introversão, nacionalismo, amor, morte todos tratados de maneira emotiva e egocêntrica.
O culto a forma é rejeitado, a estética romântica tem manifestações na prosa, poesia e teatro.

 Poesia:
Costuma-se dividir a poesia romântica em três fases; nacionalista ou indianista, mal-do-século ou geração byroniana e condoreira.
Primeira fase: indianista.
Nesta primeira faz os autores buscam por uma temática nacional. Acontece então a valorização dos índios como heróis nacionais  e a exaltação das belezas  naturais do país e o saudosismo individual onde o autor recorda a sua infância e adolescência, a infância e entendida como um período seguro livre de problemas de plena pureza e inocência .Principal autor: Gonçalves Dias,
Segunda fase: Byroniana.
Fortemente influenciada pelo poeta inglês lorde Byron, as obras deste período são fortemente marcadas pelo egocentrismo os autores trabalham com temas de amor e morte e principalmente com as questões do tédio existencial. Principal autor: Álvares de Azevedo
Terceira fase: Condoreira.
Os autores deste período voltam sua atenção para a decadência da monarquia e para o abolicionismo. Principais autores: Castro Alves

Prosa:
Com o desejo de criar uma arte nacional, a prosa romântica se torna uma forma de retratar a realidade nacional. Dessa forma algumas tendências são desenvolvidas, entre eles se destacam o romance de costumes, o romance regionalista, o romance histórico e o romance indianista. Principais autores: José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo e Manuel Antônio de Almeida.

Disponibilizado pelo professor: Lúcio - Disciplina: Língua Portuguesa