quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dica do Professor: Romantismo


Romantismo

Momento Sócio Cultural:
Recém independente o Brasil procura por uma identidade cultural, e reconhecimento perante as outras nações.
Ascensão da burguesia e de seus valores: liberdade individual e liberalismo, porém logo surge a insatisfação e o sentimento de tédio com o mundo.
Características literárias:
Para os românticos a arte deve ser subjetiva, emotiva, sua força está no conteúdo, expressando suas dúvidas e inquietações, expondo suas fraquezas e grandezas.
Os temas mais recorrentes do Romantismo são introversão, nacionalismo, amor, morte todos tratados de maneira emotiva e egocêntrica.
O culto a forma é rejeitado, a estética romântica tem manifestações na prosa, poesia e teatro.

 Poesia:
Costuma-se dividir a poesia romântica em três fases; nacionalista ou indianista, mal-do-século ou geração byroniana e condoreira.
Primeira fase: indianista.
Nesta primeira faz os autores buscam por uma temática nacional. Acontece então a valorização dos índios como heróis nacionais  e a exaltação das belezas  naturais do país e o saudosismo individual onde o autor recorda a sua infância e adolescência, a infância e entendida como um período seguro livre de problemas de plena pureza e inocência .Principal autor: Gonçalves Dias,
Segunda fase: Byroniana.
Fortemente influenciada pelo poeta inglês lorde Byron, as obras deste período são fortemente marcadas pelo egocentrismo os autores trabalham com temas de amor e morte e principalmente com as questões do tédio existencial. Principal autor: Álvares de Azevedo
Terceira fase: Condoreira.
Os autores deste período voltam sua atenção para a decadência da monarquia e para o abolicionismo. Principais autores: Castro Alves

Prosa:
Com o desejo de criar uma arte nacional, a prosa romântica se torna uma forma de retratar a realidade nacional. Dessa forma algumas tendências são desenvolvidas, entre eles se destacam o romance de costumes, o romance regionalista, o romance histórico e o romance indianista. Principais autores: José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo e Manuel Antônio de Almeida.

Disponibilizado pelo professor: Lúcio - Disciplina: Língua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós!!!