quarta-feira, 23 de maio de 2012

Inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro 2012 acabam no dia 15 de Junho, corra e se inscreva!

Câmara lança Parlamento Jovem Brasileiro 2012

Estão abertas as inscrições para o programa Parlamento Jovem Brasileiro, promovido anualmente pela Câmara dos Deputados em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). Estudantes com idade entre 16 e 22 anos que cursam o 2º ou o 3º ano do ensino médio devem se cadastrar diretamente nas secretarias de suas escolas em todo o Brasil. O prazo para as inscrições termina em 15 de junho.
Câmara lança Parlamento Jovem Brasileiro 2012
O programa oferece uma oportunidade de imersão parlamentar, por meio da qual os jovens simulam o trabalho dos deputados na própria Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro vai ocorrer entre 24 e 28 de setembro. 
O estudante deve criar projeto de lei, que deverá ser apresentado na secretaria de sua escola, juntamente com a ficha de inscrição e a documentação requerida. O projeto deverá abordar temas nas seguintes áreas: agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo.


Jornada Parlamentar


O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, é regulado pelo Ato da Mesa n.º 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados. O programa tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.


A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Desde então, participaram 613 jovens parlamentares estudantes do ensino médio.


Os deputados jovens são pré-selecionados pelas secretarias de Educação dos respectivos Estados, que encaminham os projetos ao Consed. Por sua vez, o conselho envia os projetos à Câmara dos Deputados, onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa, irá escolher os projetos participantes.


O número de representantes por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. São selecionados, ao todo, 78 deputados jovens.


Serviço


Parlamento Jovem Brasileiro 2012
Inscrições: até 15 de junho
Orientações gerais: projeto de lei, ficha de inscrição e documentação pessoal devem ser entregues na secretaria da escola do aluno.
Participantes: alunos de 16 a 22 anos, regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio de escolas públicas ou particulares de todo o Brasil.
Realização: de 24 a 28 de setembro de 2012, na Câmara dos Deputados em Brasília, DF.
Informações: (61) 3216-1771 e 3216-1772

Semana da Juventude: Gincana Ambiental convida a repensar sobre aproveitamento do lixo

O Grêmio da E.E. Dr. Reynaldo Kuntz Busch foi convidado a participar da ação de cidadania, que envolve a reflexão sobre a geração de resíduos em nossa cidade, como parte da Gincana Ambiental promovida na Semana da Juventude em PG.
A proposta de repensar sobre o aproveitamento do lixo foi levada pelo assessor de políticas públicas para Juventude de PG, Edson Marcelo, que auxiliou nosso Grêmio nessa ação.


Não só nossa escola, mais como outras escolas também aderiram o projeto, que tende a ser discutido dentro de um intercâmbio, onde, as escolas trocam experiências e informações referente ao projeto.


Semana da Juventude: 1º Forúm Internacional de Juventude em PG

Representantes do nosso Grêmio Kuntz, estiveram na Abertura da Semana da Juventude, parte da programação do Ano da Juventude,  que une os estudantes da Cidade em torno de questões como prevenção às drogas, protagonismo juvenil e cidadania. O destaque é o 1º Fórum Internacional de Juventude, onde jovens de Praia Grade trocam experiências com estudantes estrangeiros através de videoconferência.