segunda-feira, 25 de junho de 2012

RETEC - Rede Ensino Médio Técnico abre inscrições




Lançado pelo governador Geraldo Alckmin, o programa RETEC tem por objetivo articular o ensino médio da rede estadual à formação técnica sem custo para o aluno. Será executado pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, além das instituições de ensino técnicas particulares credenciadas na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Neste ano, 242 instituições de educação profissional, de 93 municípios, estão credenciadas no programa. Essas instituições oferecem 60 cursos. Esse modelo é destinado para os alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As inscrições começam dia 25 de junho e você aluno da 3ª série do Ensino médio da rede estadual, não pode perder esta super oportunidade de crescer no mundo profissional!


Para se inscrever ou obter mais informações, acesse: http://retec.edunet.sp.gov.br/remt/inscricao  ou ligue para Central de Atendimento da Secretaria de Educação do Estado: 0800-7700012


Fonte: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/ensino-medio-tecnico-abre-inscricoes-para-13-mil-vagas-na-segunda-feira-25

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Simulado Enem 2012


Nos dias 23 e 24 de junho, VEJA realiza em parceria com o Anglo Vestibulares o 2º simulado do Enem na internet. A prova reproduzirá condições do exame como duração, grau dificuldade e áreas de abrangência. No dia e horário mais convenientes, os participantes deverão solucionar 90 testes, relativos a ciências humanas e da natureza, matemática e linguagem (não haverá redação). O gabarito e os resultados serão divulgados em VEJA.com. As inscrições, em número limitado, são gratuitas e estão abertas até 17 de junho. O processo de inscrição é composto por duas etapas obrigatórias, não deixe de realizá-las até o fim.


Para se inscrever, acesse: veja.abril.com.br/simulado/inscricao


Fonte: veja.abril.com.br/simulado

terça-feira, 5 de junho de 2012

CEL abre inscrições para cursos de idiomas



Aberta inscrições para os cursos de idiomas dos Centros de Estudos de Línguas (CEL's). O período de inscrição vai até 29 /06/12, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Podem se inscrever alunos das escolas estaduais matriculados a partir do 7º Ano (6ª Série) do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio Regular e das ETECs que cursam o Ensino Médio Regular.


Idiomas Oferecidos: 



CEL Martim Afonso (R. José Bonifácio 102, Centro - SV / 3468-1625) 
Francês e Espanhol.


CEL Dr. Reynaldo Kuntz Busch (Pça. Guarani 31, Boqueirão - PG / 3491-2718) Espanhol


CEL Benedito Calixto  (Av. Rui Barbosa 180, Centro - Itanhaém / 3427-5019) 
Espanhol e Francês.


CEL Ottoniel Junqueira (R. Alfredo Gomes 185, Centro - Peruíbe / 3455-1729) 
Espanhol.


CEL Aida Leda Bauer Davies (Rua Silvano Ribeiro Diróz, 200 - Mongaguá / 3448-1006) Espanhol e Francês.


Fonte: DERSV

domingo, 3 de junho de 2012

ATENÇÃO, MENINOS!




A CIA. TEATRAL TARTUFFO'S CÊNICOS REALIZARÁ NESTA 6ª FEIRA (08 DE JUNHO DE 2012), ÀS 15:00, TESTE PARA NOVOS ATORES!
DESTA VEZ SERÁ APENAS PARA OS MENINOS DE 16 A 25 ANOS, COM OU SEM EXPERIÊNCIA EM ARTES CÊNICAS, MAS QUE TENHAM VONTADE DE INGRESSAR NA CARREIRA DE ATOR E QUE ACREDITEM QUE TEM TALENTO PRA COISA! É NECESSÁRIO TAMBÉM, QUE TENHAM MUITA DISCIPLINA, RESPONSABILIDADE E CARISMA!
O GAROTO SELECIONADO COMEÇARÁ OS NOSSOS CURSOS (TEATRO, CANTO E MÚSICA) PARA APRIMORAR SEU TALENTO, FARÁ PARTE DE NOSSOS PROJETOS PARALELOS (PROJETO NOITE E TEATRO NO QUINTAL) E REALIZARÁ OS ENSAIOS NECESSÁRIOS NO MÊS DE JULHO (FÉRIAS) PARA INTEGRAR O NOSSO ELENCO, SEGUINDO CONOSCO NO 2º SEMESTRE DA TURNÊ 2012 DO PROJETO EDUCARTE (NAS ESCOLAS).
OS INTERESSADOS DEVEM MANDAR, SOMENTE POR MENSAGEM (
www.facebook.com/tartuffos.cenicos), NO MÁXIMO ATÉ 5ª FEIRA, DIA 07 DE JUNHO, TODOS OS SEUS DADOS E RESPONDER ALGUMAS PERGUNTAS:


• NOME COMPLETO;
• IDADE;
• CIDADE E BAIRRO ONDE MORA;
• SE ESTUDAR, O NOME DA ESCOLA E A SÉRIE QUE ESTÁ CURSANDO;
• SE TRABALHAR, O NOME DA EMPRESA E O QUAL SUA FUNÇÃO;
• TEMPO DISPONÍVEL PARA SE DEDICAR AO NOSSO PROJETO;
• PORQUE QUER FAZER TEATRO?
• O QUE ACHA DO TRABALHO DA CIA. TEATRAL TARTUFFO'S CÊNICOS;
• TEM DISPONIBILIDADE PARA VIAGENS?
• QUAL SUA PRETENÇÃO SALARIAL?
• TELEFONES E E-MAIL DE CONTATO

RESPONDEREMOS À TODOS OS INSCRITOS PASSANDO TODOS OS DETALHES E O ENDEREÇO DE NOSSA SEDE ONDE O TESTE SERÁ REALIZADO.


MAIORES INFORMAÇÕES: (13) 3011-4244 / 9155-8279


www.tartuffos.com.br


FONTE: Rachid Derze - Produtor Cia. Teatral Tartuffo's Cênicos / Coordenador Projeto Educarte

sábado, 2 de junho de 2012

Projeto Educarte da Cia. Tartuffo's Cênicos

A Companhia Teatral Tartuffo's Cênicos levou até nossa escola, de forma bem humorada, uma peça teatral, onde, foram abordados assuntos como, drogas, homossexualismo e gravidez na adolescência. Essa peça faz parte do Projeto Educarte - que tem por objetivo informar e conscientizar os estudantes dos diversos assuntos tratados na adolescência.
Esse projeto já foi levado à diversas escolas da rede pública e particular, levando educação e cultura através do humor.





CONFIRA O RECADO QUE O PESSOAL DA TARTUFFO'S DEIXOU 
PARA OS ALUNOS DO KUNTZ!


Dica do Professor: Textos de Sociologia e Filosofia

A dica vem do Professor Anderson, de Sociologia e Filosofia, que nos enviou o link de seu blog, onde, contém textos filosóficos que auxiliam na formação de toda a comunidade escolar.


Vale a pena conferir! Acessem: anderesteves.wordpress.com


Dia do Desafio

No dia 30 de Maio, nossa escola participou do "Dia do Desafio" - que tem por objetivo o incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio. 
O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. E o Kuntz não ficou fora dessa!
Com o auxílio dos professores de Educação Física e o apoio do Grêmio Estudantil, nossa escola participou com várias modalidades, onde, destacam-se o futsal, o vôlei, o basquete, entre outras.
A participação dos alunos foi essencial para que nossa escola cumprisse com os 15 minutos de atividades físicas exigidas pela organização do Dia do Desafio.


Confira as imagens:









segunda-feira, 28 de maio de 2012

Semana da Juventude: Charlie Brown Jr é destaque em PG

Segundo a Prefeitura de Praia Grande, aproximadamente 25 mil pessoas acompanharam as apresentações que encerraram a Semana da Juventude no município, neste domingo (27/05). O público curtiu as apresentações com a abertura de bandas locais e da Banda Nohaw, mas o destaque mesmo, foi a banda santista Charlie Brown Junior, que tocou seus sucessos: Pontes indestrutíveis, Me encontra, Tudo mudar, Hoje eu acordei feliz, entre outros.
Esse evento encerrou a Semana da Juventude que uniu os estudantes da Cidade em torno de questões como cultura de paz, prevenção às drogas, protagonismo juvenil e cidadania, debatidos através de palestras, atividades culturais e workshops.
E você curtiu o super Show da banda Charlie Brown Junior??? Deixe seus comentários...


A seguir, veja imagens do Show:






Imagens: Edmilson Lelo / Prefeitura de Praia Grande
Vídeo: Arquivo Pessoal

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Inscrições para o ENEM começam nesta segunda-feira!

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (24) que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2012 começam na próxima segunda (28/05), a partir das 10h, exclusivamente pela internet. O prazo vai até as 23h59 do dia 15 de junho e a taxa de inscrição é de R$ 35. Alunos de escola pública podem pedir isenção.
A prova será realizada nos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília). No primeiro dia (sábado), as questões serão de ciências humanas e ciências da natureza; no segundo (domingo), os estudantes farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.




Mudanças
O MEC também confirmou as mudanças que já vinham sendo esperadas na correção das próximas provas.
Hoje, um texto é corrigido por dois especialistas e, se houver discrepância superior a 300 pontos, passa por apenas um terceiro corretor. Agora, a discrepância máxima entre as notas caiu para 200 pontos na nota total ou 80 pontos em cada uma das competências (são cinco competências ao todo, cada uma valendo 200 pontos). Acima disso, a redação passará para um terceiro corretor e a nota final será a média aritmética simples das notas "mais próximas". 
Caso as diferenças entre as notas permaneçam, a prova será submetida a uma banca examinadora composta de três avaliadores, que darão a nota final.
O ministério anunciou que vai lançar um "Guia do Participante" em julho com exemplos de boas redações e esclarecimentos sobre os critérios da correção.

Agenda do Enem:
InscriçõesDe 28 de maio (a partir das 10h), a 15 de junho (até as 23h59)
Pagamento da taxaAté 20 de junho
Provas3 de novembro (das 13h às 17h30) - Ciências Humanas e Ciências da Natureza
4 de novembro (das 13h às 18h30) - Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação e Matemática
Gabarito7 de novembro
Resultado Final28 de dezembro

Dica do Professor: Atividades de Revisão

Atividades sobre Romantismo

1. O trecho a seguir é parte do poema “Mocidade e morte”, do poeta romântico Castro Alves:

Oh! eu quero viver, beber perfumes
Na flor silvestre, que embalsama os ares;
Ver minh'alma adejar pelo infinito,
Qual branca vela n'amplidão dos mares.
No seio da mulher há tanto aroma...
Nos seus beijos de fogo há tanta vida...
–– Árabe errante, vou dormir à tarde
À sombra fresca da palmeira erguida.
Mas uma voz responde-me sombria:
Terás o sono sob a lájea fria.
ALVES, Castro


Esse poema, como o próprio título sugere, aborda o inconformismo do poeta com a antevisão da morte prematura, ainda na juventude. A imagem da morte aparece na palavra:
(A) embalsama.
(B) infinito.
(C) amplidão.
(D) dormir.
(E) sono
2. Cite um fato histórico que influenciou o Romantismo.

3. O romantismo está relacionado com o surgimento de um novo público leitor. Qual?

4. Leia o texto de Álvares de Azevedo a seguir e responda as questões propostas:

Idéias Íntimas (fragmentos)
“Parece-me que vou perdendo o gosto
(...) Passo as noites aqui e os dias longos;
Dei-me agora ao charuto em corpo e alma;
(...) Meu pobre leito! Eu amo-te contudo!
Aqui levei sonhando noites belas;
As longas horas olvidei libando
Ardentes gotas de licor doirado,
Esqueci-as no fumo, na leitura
Das páginas lascivas do romance...

Meu leito juvenil, da minha vida
És a página d’oiro. Em teu asilo
Eu sonho-me poeta, e sou ditoso,
E a mente errante devaneia em mundos
Que esmalta a fantasia! Oh! Quantas vezes
Do levante sol entre odaliscas
Momentos não passei que valem vidas!
Quanta música ouvi que me encantava!
Quantas virgens amei!(...)
Ó meus sonhos de amor e mocidade,
Por que ser tão formosos, se devíeis
Me abandonar tão cedo... e eu acordava
Arquejando a beijar meu travesseiro?

Parece que chorei... Sinto na face
Uma perdida lágrima rolando...
Satã leve a tristeza! Olá, meu pajem,
Derrama no meu copo as gotas últimas
Dessa garrafa negra...

(...) E no cérebro passam delirosos
Assomos de poesia... Dentre a sombra
Vejo num leito d’oiro a imagem dela
Palpitante, que dorme e que suspira,
Que seus braços me estende...

Eu me esquecia:
Faz-se noite; traz fogo e dois charutos
E na mesa do estudo acende a lâmpada...”

a) Destaque os versos do poema que, ironicamente, destroem a idealização amorosa.

b) Pode-se entender, por meio da última estrofe do poema, que a viagem foi encerrada? Por quê?

c) Que tipo de visão o eu lírico tem quando sob os efeitos do álcool?

d) De que modo o eu lírico tornava as “longas
horas” menos dolorosas?

e) Que sonhos criava quando se encontrava no leito?

Leia o poema abaixo para responder as questões 5,6,7,8,9,10,11,12.

Canção do Exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso Céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
(Gonçalves Dias)
Portugal, julho de 1843.

5. Explique o título do poema

6. Esse poema ilustra uma característica básica do Romantismo. Qual? Justifique sua resposta com fragmentos do poema.

Observe agora que o poema está organizado a partir da oposição entre dois espaços; a pátria – com os elementos que a caracterizam – e o exílio.

7.Que palavras do texto evidenciam essa antítese?

8.Como é cada um desses espaços para o eu lírico?

9.Que sentimentos ele manifesta em relação à pátria?

10.Esses sentimentos são expressos sobretudo em relação à natureza brasileira: palmeiras, sabiá, bosques e etc. o eu lírico é objetivo e imparcial ao descrever essa natureza? Por quê?

11. Onde é lá? E cá?

26.O Nativismo significa a presença, nos textos literários, de alguns vestígios da natureza ou da vida social do Brasil. Nacionalismo, por sua vez, é um conceito mais amplo, porque envolve a idéia de nação, povo e de uma identidade cultural que os represente. Você acha que o poema de Gonçalves Dias é nativista ou nacionalista? Justifique.

12. Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
- Foi poeta – sonhou - e amou na vida.
Assinale Falsa ou Verdadeira:

a)Os versos fazem parte de um longo poema de Gregório de Matos.
b)Mostram como Álvares de Azevedo foi marcado pelo tema da morte e da solidão.
c)Definem o poeta tal qual o concebia o Realismo.
d)São típicos da poesia Pau-Brasil.
e)São típicos do Mal do Século.


Disponibilizado pelo professor: Lúcio - Disciplina: Língua Portuguesa